quarta-feira, 23 de abril de 2008

I SEMINÁRIO DO URBANISMO COLONIAL NO ESPÍRITO SANTO. VILA DA VITÓRIA: POR UMA PERSPECTIVA URBANA NO BRASIL COLONIAL

VITÓRIA - 24 e 25 de junho de 2008PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - UFES
AUDITÓRIO DO CENTRO DE ARTES

CAMPUS DE GOIABEIRAS




O I SEMINÁRIO DO URBANISMO COLONIAL NO ESPÍRITO SANTO, Vila da Vitória: por uma perspectiva urbana no Brasil colonial, é o primeiro evento científico que ocorrerá no estado do Espírito Santo reunindo importantes pesquisadores renomados do Brasil e de Portugal que promoverá a reflexão e o debate sobre a formação urbana de Vitória e sua importância no contexto da História Urbana do Brasil.
As pesquisas sobre a formação urbana do Brasil assumiram importância crucial em 2000, a época das comemorações dos 500 anos do descobrimento da América Portuguesa. Uma grande produção científica reuniu o esforço de pesquisadores brasileiros e lusitanos e hoje o debate sobre as vilas e cidades coloniais traz grande entendimento sobre as características de nossas cidades.
Os professores e pesquisadores convidados para o I SEMINÁRIO DO URBANISMO COLONIAL NO ESPÍRITO SANTO possuem larga experiência e inúmeros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre a temática em questão.
Neste sentido, objetiva-se aprofundar o debate sobre as características da formação urbana de Vitória e oferecer aos pesquisadores da história urbana em geral a oportunidade de participar das reflexões sobre o tema, ampliando o leque de possibilidades de novas pesquisas sobre o tema.
Além disto, o I SEMINÁRIO DO URBANISMO COLONIAL NO ESPÍRITO SANTO objetiva contribuir para a preservação do patrimônio ambiental urbano de Vitória, ao apresentar no bojo de suas reflexões, suas principais características urbanas coloniais preservadas.
Sendo assim, o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), através de seu curso de mestrado, objetiva contribuir em projetos conjuntos de pesquisa no Brasil e em Portugal, divulgando-os na graduação e na pós-graduação, possibilitando a criação de condições estimulantes para incremento da formação pós-graduada.

Público alvo:O evento destina-se a profissionais e pesquisadores do estado e do país que trabalhem na área da História Urbana, em especial, na área do Urbanismo Colonial: professores e pesquisadores; alunos do ensino superior (graduação e pós-graduação) das áreas de artes, arquitetura, história e afins.

Inscrições e taxas:
R$ 15,00 (para estudantes de graduação e pós)
R$ 30,00 (para profissionais)
As inscrições para o Seminário - em n° limitado devido ao tamanho do Auditório do Centro de Artes - podem ser feitas antecipadamente ou no dia do início do evento. Para maiores informações , contatar o e-mail: nportoribeiro@gmail.com

Nenhum comentário: